Pós-graduação PUC-Rio

MBA Gestão de Marketing

Ideal para quem busca aplicar na empresa conhecimentos práticos em Marketing, com conteúdos inovadores em Economia Criativa e no ambiente de trabalho digital.

Curso presencial no campus da PUC-Rio, Gávea/RJ.

Aulas segundas, terças e quartas, das 19h15 às 22h30.

Duração: 12 meses.

Reconhecido pelo MEC.

Parcele em até 24X R$ 1.561,14.

Condições especiais até 30/11/2025.

Início: 13 de abril de 2026.

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Confira as disciplinas

O programa do curso está dividido em 5 partes. Conheça as disciplinas clicando nos módulos:

Conceitos Fundamentais de Marketing
Comportamento do Consumidor
A importância e a dificuldade do estudo do comportamento do consumidor. Influências demográficas, psicológicas, culturais e sociais no comportamento do consumidor, modelos e processos de decisão de compra. O mercado industrial.
Estratégia de Marketing
A natureza e a amplitude do processo estratégico de marketing. Estratégia de marketing e hierarquia de estratégias. Estratégias de expansão de negócios. Estratégias de segmentação de mercado e posicionamento da oferta. Seleção de estratégias de marketing. Estratégias de marketing para os estágios do ciclo devida e estratégias baseadas em valor. Implementação, avaliação e controle de estratégias de marketing.
Fundamentos de Marketing
A natureza e a amplitude do marketing. O conceito de marketing e a evolução da gerência de marketing. O macroambiente externo. A organização e o ambiente interno de marketing. O composto de marketing: os conceitos de produto, serviço, preço, praça e promoção. A informação e o marketing. A administração de marketing. O plano de marketing.
Marketing Internacional
Abordagens dos conceitos e práticas do marketing internacional. O desafio dos negócios globais. Análise das ambiências: econômicas, políticas, legais, culturais e sociais. Políticas de produtos internacionais e estratégias de entrada nesses mercados. Gerência e futuro do marketing internacional.
Disciplinas Gerenciais de Marketing
Gerência de Produtos e Serviços
Os desafios de um gerente de produto e serviços. O planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços. A organização para lançamento de novos produtos e serviços e linha de produtos e serviços. O ciclo de vida de produtos e serviços. Obsolescência e moda. Características de produtos e serviços: marca, embalagem, etc. A integração dos 4 Ps.
Gerência de Distribuição
Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.
Gerência de Preços
A natureza dos preços em marketing. Fatores que influenciam a determinação de preços. Objetivos de preços. A avaliação das relações de demanda, custo e lucro. Fundamentos de determinação de preços.
Comunicação Integrada de Marketing
Estratégia de marketing e estratégias de comunicação em serviços. Integração e sinergia de comunicação, serviço, preço e distribuição. Análise situacional: instituição, ponto-de-venda, seção e serviços. Comunicação institucional e comunicação local: serviços e ponto-de-venda. Mix de comunicação integrada. Share de voz; recall, share of mind, top of mind e market share. Ferramentas e técnicas de promoção e merchandising nos pontos-de-venda. Plano integrado de comunicação. Avaliação dos esforços de comunicação.
Marketing de Serviços
Características dos serviços e implicações para o processo de marketing. Excelência em serviços. Inovações na prestação de serviços. Atendimento e fidelização na prestação de serviços. Garantias e recuperação de serviços.
Marketing Digital
Marketing de Relacionamento (DBM/CRM)
Marketing de relacionamento e de transação. Marketing one-to-one e o conceito de personalização. Antecedentes e consequências do relacionamento.Gerência da satisfação, da fidelização de clientes e das expectativas. A construção do relacionamento e o novo consumidor. Conceitos, objetivos e elementos básicos de marketing direto. O relacionamento direto e os veículos de marketing direto. Database marketing. Datamining. Avaliação do valor do cliente. Inovações no relacionamento e a expansão das opções estratégicas. Os vínculos como força motriz. Os diferentes graus de vínculos: produtos, cliente e sistema.
Estratégia de Marketing e Novas Mídias
O novo ambiente de marketing viabilizado pela emergência das novas mídias, como internet, celulares, games e TV digital. Aplicação dos principais conceitos de marketing dentro deste novo contexto. O mundo digital e a economia da informação. Convergência de indústrias e mídias. As novas mídias afetam os negócios, as empresas, os processos de trabalho, os consumidores, fornecedores, profissionais e cidadãos como um todo. Serão abordados conceitos de Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis, Implementação e Organização, Planos de Marketing Online e Gerenciamento de Atividades de Marketing na Internet
As Marcas e o Mundo Digital
História das marcas. Elementos e posicionamento de Marca. Impacto de programas de Marketing no brand equity. Estratégias de branding. Extensões de linha e introdução de novos produtos. Representação das marcas no ambiente web. O modelo de relacionamento 2.0 e as influências na marca. Influenciadores digitais e as associações de marcas.
Laboratório de Marketing Digital

Disciplina-laboratório de discussão e aplicação de tendências em projetos práticos. A produção audiovisual como um negócio em si e uma plataforma de soluções para outros negócios.

Em um mundo amplamente conectado e no qual o conteúdo escorre por múltiplas telas, o público é impactado o dia inteiro por estímulos em áudio e vídeo e toma decisões de consumo a partir deles. Mais que isso, ele também produz conteúdo, participa cada vez mais ativamente de comunidades e se engaja com pessoas e marcas. Por outro lado, empresas de diferentes escalas e segmentos de mercado entraram no jogo, geram conteúdo proprietário e dividem a atenção da audiência com players tradicionais de mídia. Como participar deste universo?
Indústria Criativa
Marketing para Eventos e Entretenimento
Cinema, teatro, dança, música, artes plásticas, festas e eventos corporativos - são oportunidades de negócios e investimentos tanto para empresas do ramo quanto para empresas que desejam associar sua marca a eventos de cultura e entretenimento. As organizações patrocinam eventos para aumentar a exposição de sua marca, criar identificação com seu público alvo, possibilitar experiências positivas relacionadas à sua marca, entre outros fatores. Este curso vai aprofundar o conhecimento do composto de marketing e marketing de serviços associados a eventos e entretenimento. Também aborda os conceitos de marketing experiencial e retailentertainment(varejo como entretenimento) e como uma empresa pode aplicá-lo para aumentar o valor de seu brandequity.
Economia Criativa
O conceito de economia criativa origina-se da expressão indústrias criativas, inspirado no projeto Creative Nation da Austrália, de 1994 e ganhou impulso na Inglaterra em 1997, no governo de Tony Blair. O projeto defendia, entre outros elementos, a importância do trabalho criativo e sua contribuição para a economia e desenvolvimento do país. As indústrias criativas podem ser entendidas como “ndústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que apresentam um potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.” (FONSECA, 2008) A importância econômica das indústrias criativas é inegável. Elas já têm participação relevante no PIB mundial e crescem a taxas superiores àquelas do conjunto da economia. Compreendem as atividades relacionadas a teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais. Este curso vai aprofundar o conhecimento da economia da cultura, políticas culturais e financiamento da cultura. Também vai estudar clusters criativos no Brasil e no mundo e provocar uma reflexão sobre a vocação de nosso país e de nossa cidade como polo de indústria criativa.
TCC
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional

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Conheça os professores experts na área de Marketing:

Foto da professora Alessandra Baiocchi

Alessandra
Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. Especializada nos Segmentos de Arte, Entretenimento e Economia Criativa
Foto do professor Barbara Levy

Barbara
Levy

Dra. e M.Sc. em Administração. Profissional de Marketing com 12 anos em multinacionais (Marketing, Inteligência de Mercado, Fusões e Aquisições).
Foto do professor Camila Kieffer

Camila
Kieffer

Gerente Nacional de Trade Marketing e E-commerce. Trajetória profissional em empresas de destaque como Kraft Heinz, Mantiqueira, BRF, L’Oréal e Globo.com.
Foto da professora Daniel Kamlot

Daniel
Kamlot

Dr. e M.Sc. em Administração. Especialista em Marketing: social, comportamento do consumidor, propaganda, economia criativa e varejo.
Foto do professor Eduardo Madella

Eduardo
Madella

Doutorando e M.Sc. em Administração. Gestor em órgãos federais, líder em transformação digital. Pesquisador em interação consumidores-IA.
Foto do professor Elmo Gomes

Elmo
Gomes

PhD em Economia (Herts, Reino Unido). Executivo global em marketing com 20+ anos. Envolvido com startups de tecnologia na Europa e Austrália.
Foto da Professora Fernanda Menegotto

Fernanda
Menegotto

Especialista em Branded Entertainment Audiovisual. Produtora Executiva na TV Globo. Produtora no Google EMEA (Londres) e cofundadora do Go Green Guide.
Foto do professor Flavia Melo

Flavia
Melo

Dra. e M.Sc. em Comunicação Social (ênfase Marketing e Mídia). 18+ anos em tecnologia e telecomunicações (Marketing, Comunicação, Treinamento).
Foto da professora Graziela Fortunato

Graziela
Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (ênfase em Finanças). Especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas (Valuation).
Foto do Professor Jorge Brantes

Jorge
Brantes

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing. Mestre em Engenharia Elétrica. Consultor de Mineração de Dados. Pesquisador. Professor.
Foto do professor José Zacour

José
Zacour

Diretor Administrativo GHWesco. Mestrando em Administração (PUC-Rio). Executivo com 20+ anos em Saúde e Tecnologia.
Foto do professor Juliana Turano

Juliana
Turano

M.Sc. em Administração. Especialista em Comunicação e Marketing nas Indústrias Criativas. Estrategista na agência Brivia.
Foto do professor Leila Toledo

Leila
Toledo

Dra. em Administração. Executiva em bens de consumo e franquias (Coca-Cola, Grupo Boticário). Consultora em planejamento empresarial e franquias.
Foto do professor Leonardo Soares

Leonardo
Soares

Doutor em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa de mídias e mediações. Mestre em Administração de Empresas. Assistente sênior na Caixa Econômica Federal.
Foto do professor Marcus Hemais

Marcus
Hemais

Doutor em Administração. Coordenador do Grupo de Estudos em Decolonialismo e Pesquisador de Perspectivas Críticas sobre o Consumo.
Foto do professor Rafael Cuba

Rafael
Cuba

Dr. em Administração. Gerente de Produto. Experiência em desenvolvimento de negócios e produtos, ajudando empresas a transformar ideias em negócios relevantes.
Foto do professor Renata Kurtz

Renata
Kurtz

Pesquisadora em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Consultora RH. Psicóloga. Dra. e M.Sc. em Administração.
Foto do professor Sylvia Moraes

Sylvia
Moraes

Dra. em Administração (ênfase Estratégia). M.Sc. em Administração. Experiência em gerenciamento de contas (entrega de serviços, satisfação do cliente, vendas).
Foto do professor Vinicius Ribeiro

Vinicius
Ribeiro

Mestrando em Administração de Empresas. Mais de 10 anos de experiência na área de Marketing. Gerente de Marketing na SC Johnson.

Confira os benefícios exclusivos para alunos da PUC-Rio:
você terá acesso a uma série de vantagens, incluindo:

GESTÃO DE MARKETING

FORMATO:

Aulas presenciais

CARGA HORÁRIA:

360h

DURAÇÃO:

12 meses

INÍCIO:

13 de abril/2026

Inscreva-se hoje e participe do processo seletivo que consiste em uma entrevista com a coordenação do curso, por telefone ou videoconferência.

Após a entrevista, você será informado(a) sobre a aprovação e poderá fazer a matrícula no MBA DE GESTÃO DE MARKETING da PUC-Rio.

Turma: 13 de abril de 2026 INSCREVA-SE

Depoimentos de alunos

"Pude desenvolver novas habilidades que me ajudam tanto como profissional de comunicação quanto como gestora e empreendedora. Todos deveriam fazer um MBA em algum momento da carreira. Ampliei minha visão e estou ainda mais preparada para os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho."
Foto do egresso Paula Neiva
Paula Neiva

Egressa do MBA Gestão de Marketing

"O período em que cursei o MBA Gestão de Marketing no IAG PUC-Rio foi muito rico. Tive grandes professores, conheci muita gente do mercado e desenvolvi alguns cases bem interessantes que trouxeram insights para minha vida e carreira. O MBA me fez observar de forma mais estratégica o negócio das companhias."
Foto do egresso Renan Miranda
Renan Miranda

Egresso do MBA Gestão de Marketing