Pós-graduação PUC-Rio

MBA Management

O curso oferece uma formação multidisciplinar e foco na tomada de decisão estratégica, essencial para quem quer ser um líder de sucesso. Aprenda Gestão a partir de seus principais pilares: Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas.

Curso presencial no campus da PUC-Rio, Gávea/RJ.

Aulas segundas e quartas, das 19h15 às 22h30.

Duração: 16 meses.

Reconhecido pelo MEC.

Parcele em até 24X R$ 1.913,94.

Condições especiais até 30/11/2025.

Início: 13 de abril de 2026.

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Confira as disciplinas

O programa do curso está dividido em 4 partes. Conheça as disciplinas clicando nos módulos:

Nivelamento
Matemática Financeira
Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.
Disciplinas Núcleo Básico
Avaliação de Empresas e de Projetos de Investimento
Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.
Contabilidade Financeira
Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiros. Orçamentação. Informações gerenciais.
Estratégia de Empresas
Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.
Finanças Corporativas
Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.
Formação de Preços
Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.
Gestão de Pessoas
Satisfação e motivação no trabalho. Conflito e stress no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Formação e gerenciamento de equipes. Liderança. Mudança e aprendizagem individual e organizacional. Cultura organizacional. A gerência do comprometimento no cotidiano das organizações. Inovação e criatividade organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade. Gerenciamento em diferentes culturas. Poder e política.
Internacionalização de Empresas
Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.
Marketing
Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Estilos de vida e comportamento de compra. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seu impacto no processo de gestão de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca.
Organizações Contemporâneas
Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.
Disciplinas Complementares
Capacitação em Liderança
Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento. Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança. Planejamento de carreira: business model you. Comunicação Interpessoal e relacionamento. Gestão de desempenho, feedback e feedforward. Delegação e empowement; Desenvolvimento coaching de equipes; Gestão da diversidade e conflitos; Gestão da mudança e inovação.
Transformação Digital
Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.
Processo Decisório e Negociação
Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.
Núcleo de Integração Disciplinar
Jogo de Negócios
Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.
Plano de Negócios
Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

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Conheça os professores experts na área de Gestão Empresarial:

Foto da professora Alessandra Baiocchi

Alessandra
Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. Especializada nos Segmentos de Arte, Entretenimento e Economia Criativa
Foto da professora Alessandra Costa

Alessandra
Costa

Doutora em Administração de Empresas. Professora Associada da Área de Estudos Organizacionais do IAG PUC-Rio.
Foto da professora Ana Claudia Pinheiro

Ana Claudia
Pinheiro

Atua em Planejamento Estratégico e Controladoria. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Foto do professor Augusto Arenaro

Augusto
Arenaro

Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente da Área de Comércio Exterior. Professor de programas de pós-graduação.
Foto do professor Carlos Felipe Lodi

Carlos Felipe
Lodi

Engenheiro Eletricista. Mestre em Planejamento Energético. Exerceu funções de gestão e liderança de equipes. Professor de programas de pós-graduação.
Foto da professora Graziela Fortunato

Graziela
Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (ênfase em Finanças). Especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas (Valuation).
Foto do professor Henrique Pacheco

Henrique
Pacheco

Doutor em Administração de Empresas. Coordenador de Negócios Internacionais. CEO e fundador da CNX Global Consultoria. Professor.
Foto da professora Jeane Rodrigues

Jeane
Rodrigues

Trajetória profissional na área de Gestão de Pessoas. Psicóloga. Doutora e Mestre em Administração pela PUC-Rio.
Foto do professor Jorge Brantes

Jorge
Brantes

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing. Mestre em Engenharia Elétrica. Consultor de Mineração de Dados. Pesquisador. Professor.
Foto do professor Leonardo Lima

Leonardo
Lima

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças). Especialista e Pesquisador em Blockchain e Criptomoedas. Professor de Finanças.
Foto do professor Luiz Eduardo Teixeira Brandão

Luiz
Brandão

Dr. em Finanças, MBA e Mestre em Engenharia Civil. Prof. Associado da PUC-Rio. Especialista em Análise de Projetos, Risco e Opções Reais. Coord. do NUPEI. Bolsista CAPES, Cientista FAPERJ e Pesquisador CNPq.
Foto do professor Marcos Caiado

Marcos
Caiado

Empresário. Advogado. Doutorando e Mestre em Administração. Professor em diversos cursos da pós-graduação do IAG PUC-Rio.
Foto da professora Mila Desouzart

Mila
Desouzart

Mestre em Administração de Empresas. Há mais de vinte anos atua com Gestão de Negócios, Gestão Financeira e nas áreas de Consultoria e Auditoria.
Foto da professora Rafael Nasser

Rafael
Nasser

Pesquisadora de Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Organizações. Consultora de RH. Professora. Psicóloga. Doutora e Mestre em Administração de Empresas.
Foto da professora Renata Kurtz

Renata
Kurtz

Pesquisadora de Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Organizações. Consultora de RH. Professora. Psicóloga. Doutora e Mestre em Administração de Empresas.

Confira os benefícios exclusivos para alunos da PUC-Rio:
você terá acesso a uma série de vantagens, incluindo:

MBA Management

FORMATO:

Aulas presenciais

CARGA HORÁRIA:

400h

DURAÇÃO:

16 meses

INÍCIO:

13 de abril/2026

Inscreva-se hoje e participe do processo seletivo que consiste em uma entrevista com a coordenação do curso, por telefone ou videoconferência.

Após a entrevista, você será informado(a) sobre a aprovação e poderá fazer a matrícula no MBA Management da PUC-Rio.

Turma: 13 de abril de 2026 INSCREVA-SE

Depoimentos de alunos

"Entrei no MBA em Management do IAG PUC-Rio para explorar novas áreas. A experiência foi excelente, pois além de aprender coisas novas, encontrei ótimos professores e pessoas com bagagens diversas. Isso me motivou a me inscrever no Mestrado Profissional, aproveitando as disciplinas do MBA. Essa formação adicional ampliou minhas oportunidades de carreira, tanto no ambiente corporativo quanto no acadêmico."
Foto da egressa Tereza Xavier
Tereza Xavier

Egressa do MBA Management PUC-Rio

"Eu decidi vir ao Rio de Janeiro cursar o MBA na PUC-Rio e, apesar das minhas já altas expectativas, fui surpreendido em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Sou imensamente grato por um ambiente onde consegui refazer minha vida, reposicionar-me profissionalmente e, além de tudo, crescer como ser humano. Tenho uma gratidão muito grande pela PUC-Rio, por tudo que vivi aqui."
Foto do egresso Gustavo Outerelo
Gustavo Outerelo

Egresso do MBA Management PUC-Rio